sábado, 28 de janeiro de 2012

Demon's Souls

Iniciarei este blog com a análise do jogo que estou jogando no momento: Demon's Souls. Eu sei, ele é de 2009, já tem um tempinho, tem até um sucessor(Dark Souls), mas mesmo assim ainda é um excelente jogo, e na minha opinião, é um dos melhores RPGs da geração atual.

Confesso que andava meio desmotivado com os últimos RPGs lançados, inclusive a série Final Fantasy estava deixando muito a desejar se compararmos aos lançamentos anteriores. Com exceção de Dragon Age: Origins e Dragon Age II, os resto foi tudo desmotivante.

Enfim, pra início de conversa, Demon's Souls possui uma dificuldade "enrrabadora", definitivamente não é um jogo para os fracos, ele é destinado a jogadores hardcore que gostam de desafios verdadeiros, como os que a gente encontrava nos jogos de Nintendinho e SNES. Você vai precisar de muita paciência, estratégia e persistência pra avançar no jogo, caso não tenha essas características, vá jogar PAC-MAN! Essa dificuldade quaaaaaase fez eu desistir de jogar. Na verdade, comecei jogando ele errado... escolhi uma classe de personagem fuleira, ia jogando "na marra", sem tentar entender nada. Levei uns tocos e fiquei sem jogar por um tempo. Depois resolvi iniciar do zero com outro personagem, e aos poucos fui vendo o quanto o jogo é divertido, quanto mais você joga, mais fica ansioso pra descobrir novos levels, bolar estratégias para matar seus inimigos e evoluir seu personagem.

O jogo tem um esquema único, você basicamente evolui coletando almas dos inimigos que você mata, estas almas são usadas para comprar atributos para o seu personagem a partir de um certo ponto do jogo. Essas mesmas almas podem ser usadas para comprar itens, equipamentos, magias e milagres(certo tipo de magia). Se você morrer em algum momento no jogo, seu personagem assume a forma de Alma(Soul Form), fica com o HP reduzido pela metade e perde automaticamente todas as almas que havia coletado. Você pode tentar voltar ao local de sua morte e coletar as almas perdidas, mas se morrer no caminho, diga adeus as preciosas almas, e pode ter certeza que seus inimigos estarão lá novamente. Você vai morrer MUITO em cada uma das fases, e MUITO em cada chefe... e vai aprender a se habituar com isso. A dificuldade é extrema, mas a cada morte, vem a necessidade de ultrapassar aquele ponto novamente e não exatamente a frustração de começar tudo de novo(talvez somente frustrado pelas almas perdidas).

O modo online deste jogo é bastante peculiar, os jogadores podem deixar mensagens gravadas no chão para que outros jogadores possam ler e identificar perigos em certos pontos. Em um determinado momento do jogo, você pode adquirir pedras especiais que permitem invadir o mundo de outro jogador para ajudá-lo diretamente ou matá-lo para roubar suas almas e reviver seu personagem.

Os gráficos e cenários são expetaculares, nada demais no som, talvez seja pra manter o clima de suspense que o jogo apresenta a todo momento. Se você acha que Resident Evil e Silent Hill dão medo, experimente se aventurar neste jogo, ele o mantém apreensivo 100% do tempo. Talvez seja porque a qualquer momento pode aparecer um inimigo que te mate com apenas um golpe.

Demon's Souls é um grande jogo, fatores negativos? poucos... talvez o que mais possa deixá-lo puto seria o modo de como a mira trava nos inimigos, as vezes é meio defeituosa e não trava no inimigo desejado, o fato do jogo não ter "pause" também pode ser chato, mas creio que seja proposital para não tirar o clima de tensão. E pra finalizar, vou fechar com uma frase que li em outro blog: "Você será respeitado ao terminar esse jogo"

Nota final: 9.5 de 10.

Diversão garantida.

2 comentários:

  1. Muito boa a análise, direta e engraçada... vou dar uma jogada nesse jogo

    ResponderExcluir
  2. Fale Eder, bem... hj resolvi dá uma chance pro teu blog rsrs ( brincadeira), gostei mto do que eu li e confesso que compreendi mais sobre o jogo analisado, ja que eu soh vejo tu jogar sem entender nada, o texto ta legal de se ler parabéns mesmo. torço mto para a pagina dá certo.
    OBs: esse teu amigo que falou isso dos gamers, aposto que ele nao tem moral pra falar isso, deve perder o tempo dele vendo novela com certeza isso pra ele é cultura e não perca de tempo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário